domingo, 28 de março de 2010

Sistemas de Yield Management

Os sistemas de Yield Management são ferramentas essenciais para ajudar os Gerentes e Analistas de Yield a tomar decisões mais acertadas. As empresas que utilizam o Yield Management passam a rever as transações de bens ou serviços já prestados e dos bens ou serviços a serem oferecidos no futuro. Também podem rever informações e dados (incluindo estatísticos) sobre os eventos (eventos futuros conhecidos como feriados e feiras ou acontecimentos inesperados passados, como os atentados terroristas, ou algum pacote econômico, por exemplo), informações sobre a concorrência (incluindo preços, produtos e bens oferecidos), padrões sazonais e outros fatores relevantes que afetam as vendas.

Os modelos matemáticos constantes nos sistemas tentam prever a demanda total para todos os produtos e serviços que são oferecidos, por segmento de mercado e preço.
Considerando que a demanda total normalmente excede o que a empresa pode produzir em um determinado período, os modelos tentam otimizar resultados a fim de maximizar as receitas.

A otimização tenta responder à pergunta: "Dadas as nossas limitações de funcionamento, qual é o melhor 'mix' de produtos e / ou serviços para que possamos produzir e vender no período, e a que preços, para gerar maior receita esperada?"

A otimização pode ajudar a empresa a ajustar os preços e de alocação de capacidade entre os segmentos do mercado para maximizar a receita esperada. Isto pode ser feito a nível de bens/serviços (como um assento em um voo ou um assento em uma produção de ópera); por grupo de bens/serviços (tais como a Ópera inteira, todos os assentos em um voo ou todos os quartos de um hotel); pelo mercado (como a venda em São Paulo e Salvador para um voo que vai de São Paulo a Salvador e segue para Recife); e globalmente (para todas as rotas de uma companhia aérea, ou todos os lugares durante uma temporada inteira de produção de um ópera).

Para que o sistema possa ser eficiente e eficaz na otimização deve estar carregado com dados de melhor qualidade tanto os históricos como as informações futuras. Por isso as revisões ditas anteriormente são tão importantes.

Por exemplo, um atentado terrorista ou de um terremoto ou outra catástrofe natural ocorrida em um país ou numa determinada cidade são fatos que fatalmente interferem diretamente na demanda dos serviços naquela localidade e por isso estes dados devem ser considerados nos modelos matemáticos dos sistemas de otimização. Já os fatos futuros como uma nova feira ou festa comemorativa em uma cidade ou ainda feriados prolongados também são ocorrências que afetam a demanda por serviços e que são, da mesma forma, dados que devem ser inseridos nos modelos para se poder prever com mais precisão o que acontecerá nessas datas

Daí a importância do trabalho dos Analistas de Yield na manutenção dos dados e nos ajustes constantes dos parâmetros nos modelos.

Um dado extremamente importante que deve ser inserido corretamente em qualquer sistema de otimização é a tarifa. Todas as tarifas deve ser atualizadas com a maior frequência possível. Há muitas dúvidas referentes à informação tarifária nas companhias aéreas. Estas dúvidas giram em torno de qual tipo de informação considerar: se a tarifa inteira ponto-a-ponto ou a tarifa média por leg ou segmento. É uma questão um tanto complexa dependendo do tamanho da companhia e de malha. Isso também vai depender do que indicadores querem seguir ou ainda se as tarifas da concorrência serão levadas em consideração para as as tomadas de decisões com relação às recomendações de disponibilidade das tarifas. Caso negativo, o ideal seria utilizar a tarifa média por leg e/ou por segmento (neste caso se o sistema tiver o módulo de segment optimizer). Na verdade não existe uma resposta correta, talvez seja necessário um bom estudo a respeito, mas o mais importante mesmo é manter uma coerência com os gaps entre as tarifas, pois são estes gaps que são utilizados para o sistema chegar às recomendações de disponibilidade.

2 comentários:

  1. Francisco,
    Seu blog é muito técnico. Desconhecia os termos que vc usou e usa em texto, mas vivendo e aprendendo.
    Tenha um bom domingo.

    ResponderExcluir

Artigos mais visitados